quinta-feira, 21 de maio de 2015

Henshin Mangá Review #01 - [RE]fabula

Olá pessoal, tudo bem cocês?
Hoje estarei iniciando um novo projeto de reviews aqui no Blog. A partir de hoje, estarei fazendo a review de cada uma das histórias do Henshin Mangá, uma por semana, toda quinta-feira.


Além disso, eu também tinha prometido a uns amigos fazer essa review e estou muito atrasado, então desculpem-me Dan e Breno XD
Bem, o que é o Henshin Mangá?
O Henshin Mangá é uma antologia de histórias curtas em estilo mangá publicada pela JBC; sendo que o diferencial é que todas essas são Brasileiras, e foram escolhidas num concurso realizado pela própria editora: O Brazil Manga Awards!
A primeira que falaremos aqui, pessoalmente, uma das minhas favoritas, é [Re]fabula!


[Re]fabula foi roteirizado por Ivys Danillo e desenhado por Breno Fonseca, a dupla de autores conhecida por Nameru Hitsuji (https://www.facebook.com/NameruHitsuji?fref=ts). A história se inspira em fábulas (como a do Rato e Leão, de Esopo, que é referenciada) e na lenda da criação do Zodíaco Chinês, com uma ou outra mínima alteração. Para os não familiarizados com essa lenda, ela diz que o Imperador Jade, certo dia, decidiu comemorar seu aniversário, mas, naquela altura, não havia maneira de contar os anos. Por isso, decidiu realizar uma corrida de animais, onde os doze primeiros seriam os doze zodíacos, representando assim os doze anos:


A premissa inicial do Mangá é que, muitos anos após a corrida inicial, Deus (que meio que “substitui” o Imperador no mangá) decidiu fazer uma nova corrida, para decidir os doze novos signos do zodíaco, sendo que dessa vez, os animais deverão se enfrentar em forma humana, abrindo espaço para um acerto de contas entre antigos inimigos, como o Rato e o Gato, já que esse último foi traído pelo Rato na primeira corrida, e, desde então, criou a enorme rivalidade existente entre os gatos e ratos.


Basicamente, nós vemos nesse contexto a história de vingança e superação do Gato pelos crimes que o Rato cometeu contra ele, e como ele sofreu por consequência disso, só tendo sobrevivido a travessia do rio em que foi empurrado com ajuda do Tubarão.


Enfim, a história tem uma trama muito boa, fechadinha, com uma narrativa bem dinâmica e que, querendo ou não, te deixa com vontade de ler mais. O universo criado pelos autores inspirado nas fábulas e no zodíaco chinês é muito interessante, e pode servir como cenário para várias histórias da dupla ainda.
Quanto a arte; a arte do Breno é bastante estilizada, mas muito bonita, e sempre eficiente e dinâmica, principalmente em cenas de ação, embora ela seja confusa em raros momentos. Outro destaque pras expressões faciais que ele desenha: são exageradas e muito boas! Você pode realmente saber o que o personagem está sentindo. Isso é algo que o Breno vem sempre melhorando (mas falo um pouco sobre isso mais abaixo :p)


Outra coisa que merece destaque são os poderes utilizados em [RE]fabula: Embora suas origens não sejam bem explicadas, nem precisa. A “explicação” que é dada pra eles já é satisfatória, mostrando até um pouco da personalidade de cada um dos personagens (O Rato sacrificou 1000 outros ratos para conseguir seus poderes, enquanto o Gato preferiu pagar em dinheiro). Enfim, os poderes são bem criativos e loucos XD Lembram poderes de jogos de luta, e tem bastante o estilão de golpes de mangá Shonen. Eles se baseiam em características dos animais, ou em utilizar os próprios animais para se lutar, como cês podem ver a seguir:


Por tudo isso, eu acho que [RE]fabula vale a pena ser lido. É um ótimo one-shot, e o Henshin Mangá, como um todo, foi uma excelente iniciativa para incentivar o mercado nacional pela JBC.  Eu não sou bem de dar notas, mas acho que, se fosse pra dar uma, daria 6 de 7 vidas de Gato XD
Para quem quiser conhecer mais sobre os autores, aqui fica o endereço da página da página de facebook deles: https://www.facebook.com/NameruHitsuji?fref=ts. O último projeto deles, o [The game of] Pangeia, é excelente, e inclusive eu já fiz review na própria página deles. Tem pra download gratuito, e é bem nítida a evolução deles do [RE]fabula pro [The game of] Pangeia, tanto em questão de arte quanto em questão de roteiro. Algum dia eu ainda refaço a review aqui pro blog ‘U’

    (Uma página de [The game of] Pangeia)

Aliás, que mania de botar “[ ]” em tudo, hein? XD

Enfim pessoal, sou o Lionz, e essa foi minha primeira review aqui pro blog. Até quinta que vem, que tem mais o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário